contato@escoladeprojetos.pro.br

O que é gerenciamento da qualidade do projeto?

Educação em Projetos ao alcance de todos

O que é gerenciamento da qualidade do projeto?

O que é gerenciamento da qualidade do projeto? Vamos começar com uma pequena história:

Era uma vez, em um hipotético projeto, o líder que vamos chamar de John enviou um documento específico de engenharia para ser revisado pelo time.

O analista de garantia de qualidade do projeto enviou um e-mail perguntando ao líder da engenharia qual versão do modelo de documento deveria ser usada para avaliar o enviado por John.

Uma interminável sequência de e-mails mais tarde, John e os outros engenheiros não sabiam sobre nenhum modelo “universal” que deveria ser usado … eles começaram com exemplos de projetos anteriores que pareciam aplicáveis. Havia uma versão “oficial” não oficial que alguém inventou por aí e mais nada…

John estava ansioso para reformatar seu documento em qualquer formato que fosse o “oficial”.

Então, o que é gerenciamento da qualidade do projeto?

Podemos resumir em pelo menos três pontos:

1) MELHORIA CONTÍNUA

Este não é um evento único. É um processo contínuo ao longo de todo o projeto. Você pode fazer a verificação do escopo ao longo de sua execução, mas, enquanto isso, o time de Gerenciamento da Qualidade trata de garantir que as atividades ao longo da vida útil de um projeto sejam eficientes e eficazes em relação aos objetivos finais.

2) CONSISTÊNCIA

Na historinha sobre John, o projeto teve pelo menos uma pessoa dedicada que estava exclusivamente focada em Gerenciamento da Qualidade. Ou pelo menos eles pensavam que estava. Gerenciamento da Qualidade é mais sobre prevenção através da otimização do processo do que isso. A auditoria de Gerenciamento da Qualidade deve ser focada como feedback para otimizar o processo, não como a única forma de gerenciar a qualidade.

A função de Qualidade deveria ter garantido que os engenheiros tivessem um modelo consistente que fizesse sentido, tivessem sua opinião e das partes interessadas relevantes e observassem claramente quais peças poderiam ser customizadas e quais peças são críticas para a consistência do processo.

3) GARANTIR QUE O PROJETO ATENDA OU EXCEDA AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS

Se ter um modelo consistente não agrega nenhum valor, garantindo que os requisitos sejam atendidos ou otimizando as atividades, de que adianta? Você está classificando todos em um modelo comum apenas por causa dele? Eles levam o dobro do tempo para usar seu modelo porque estão contorcendo seu conteúdo para caber?

Dito isso, vemos grande valor em ter modelos bem definidos para muitas atividades de projeto que podem ser usados ​​de projeto para projeto e em diferentes áreas dentro do mesmo projeto.

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

%d blogueiros gostam disto: