contato@escoladeprojetos.pro.br

O Amor

Educação em Projetos ao alcance de todos

O Amor

Você ama sua esposa ou esposo, companheiro/a?

Sim?

Me prove isso!

Como, qual é a métrica? Me dê um número que me ajude a saber. Porque quando você a conheceu, você não a amava e agora você a ama, certo?

Diga-me o dia em que o amor aconteceu.

É uma pergunta impossível de se responder, mas não é que não exista resposta, é que é muito mais fácil provar ao longo do tempo.

Liderança é a mesma coisa, é sobre transições.

É como se você fosse para a academia, é como se exercitar.

Se você fosse para a academia e malhasse e voltasse e se olhasse no espelho, não veria nada. E se você for à academia no dia seguinte e voltar e olhar no espelho, não verá nada, certo? Então, claramente, não há resultados, não podem ser medidos, não deve ser efetivo. Daí então nós desistimos.

Correto?

Ou, se num relacionamento você: “Eu comprei flores para ela e lhe desejei feliz aniversário, e ainda ela não me ama” … Com duas ações apenas?

Claramente, vou desistir.

Não é assim que acontece.

Se você acredita que há algo ali, você se compromete com um ato de serviço.

Você se compromete com o regime, com o exercício…

Mas você também pode estragar tudo!

Você pode comer bolo de chocolate um dia, você pode pular um ou dois dias sem comer… Isso até é permitido numa dieta, mas se você continuar firme com isso, consistentemente, não sei exatamente em que dia, mas eu sei que você vai começar a entrar em forma, isso eu sei.

E o mesmo acontece com o relacionamento. Não é sobre os eventos únicos, não é uma questão de intensidade, é uma questão de consistência!

Se você for ao dentista duas vezes por ano e se não fizer mais nada, seus dentes vão cair.

Você tem que escovar os dentes todos os dias por dois minutos. O que acontece se você escovar seus dentes duas vezes por dia, por dois minutos? Nada!

A menos que você faça isso todos os dias, duas vezes por dia, por dois minutos.

Consistência…

Ficar na academia por nove horas não te deixa em forma. Talvez dolorido.

Malhar todos os dias por 20 minutos te deixa em forma.

Então, o problema é que tratamos a liderança com intensidade, nos fechamos por dois dias isolados e convidamos um monte de palestrantes, que por sua vez nos dão certificados e pronto! Você é um líder!

Essas coisas são como ir ao dentista.

Elas são muito importantes, são boas para nos lembrar ou nos colocar de volta nos trilhos e aprender novas lições, mas é a prática diária de todas essas pequenas coisas monótonas e chatas, como escovar os dentes, que importam mais.

Ela não se apaixonou por você porque você lembrou do aniversário dela e comprou flores para ela no Dia dos Namorados.

Ela se apaixonou por você porque quando você acordou de manhã, você disse “bom dia” para ela antes de checar seu celular.

Ela se apaixonou por você porque quando você foi até a geladeira pegar uma bebida, você pegou uma para ela sem nem mesmo perguntar.

Ela se apaixonou por você porque quando você teve um dia incrível no trabalho e ela voltou para casa depois de um dia terrível no trabalho, você não disse: “aham, aham, aham, mas deixe-me contar sobre o meu dia”. Você se sentou e ouviu sobre o dia horrível dela e você não disse nada sobre o seu dia incrível. É esse o motivo pelo qual ela se apaixonou por você.

Não posso te dizer exatamente que dia e não houve uma coisa específica que você fez. Foi o acúmulo de todas aquelas coisinhas que fizeram ela acordar um dia e como se ela apertasse um botão, ela pensa: “eu amo ele”.

Liderança é exatamente a mesma coisa.

Não há um evento.

Não há nada que eu possa te dizer para fazer e que fará o seu time, o seu time projeto em nosso caso, confiar em você. Simplesmente não funciona dessa maneira.

É um acúmulo de muitas e muitas pequenas coisas que por si só, ou seja, sozinhas e isoladas, são ineficazes e inúteis.

Literalmente, sem sentido, se olhadas isoladamente.  As pessoas vão olhar para pequenas coisas que são boas práticas de liderança e dizer “isso não vai funcionar”, e você está absolutamente certo, mas se você fizer essas pequenas coisas de forma consistente e fizer isso em combinação com muitas outras pequenas coisas, como dizer bom dia para alguém olhando nos olhos.

Um bom teste a respeito de liderança seria: Se você perguntar a alguém como está indo o dia dela e você realmente se importar com a resposta. É alto o número de vezes que estamos indo para uma reunião, muitas vezes apressados, e perguntamos a alguém “como você está?” e recebe um “Não estou muito bem” e você responde com um “Estou atrasado para uma reunião, nos falamos depois” …

E se você fizesse essa pergunta e ficasse parado lá que estava lá ouvindo a resposta… são aquelas pequenas coisas inofensivas que você faz de novo, de novo e de novo, que vai levar as pessoas a dizer: “Eu amo meu trabalho”, e não “Eu gosto meu trabalho”.

Eu gosto do meu trabalho significa “sim, o desafio é grande, eles me pagam bem, eu gosto das pessoas”.

Eu amo meu trabalho significa não quero trabalhar em nenhum outro lugar. Não me importa quanto outra empresa estava disposta a me pagar, sou dedicado às pessoas aqui e me importo profundamente com as pessoas aqui, como se fossem minha família.

Nos negócios, temos colegas e parceiros de equipe. Nas forças armadas, eles têm irmãos e irmãs. É assim que eles se veem em relação uns aos outros. Se você realmente tem uma cultura organizacional forte, as pessoas vão pensar uns nos outros como irmãos e irmãs.

É como uma família?… Não!

Irmãos e irmãs. Importância real mesmo.

Há brigas, mas esse tipo de amor não vai embora

Há discussões, mas esse tipo de amor não vai embora.

Podemos brigam e discutir entre nós, porém ninguém de fora poderá fazer isso, sem encarar o restante do time. O time se protege.

Irmãos e irmãs.

Agora, como você cria irmãos e irmãs a partir de um grupo de estranhos?

Crenças comuns, valores comuns.

Pais, ou em outras palavras, líderes ou executivos, que se preocupam com o sucesso dos seus, ensinam-lhes habilidades, disciplina-os quando necessário, ajuda-os a construir sua autoconfiança para que possam seguir em frente e conquistar algo mais do que você jamais poderia ter imaginado alcançar para si mesmo.

Isso é liderança.

Não há nada mais gratificante, pelo menos para mim ao final de um projeto, ouvir de um membro do time: “quando será o nosso próximo juntos”?

Como você está tratando seu time e as pessoas que te cercam?

Texto adaptado de Simon Sinek Inc.

****************************************************

Este foi mais um artigo trazido até você pela EscoladeProjetos.pro.br! Conheça nosso curso de Fundamentos e Práticas em Gestão de Projetos, que reúne o que há de mais atual na aplicação básica dos conceitos de gestão de projetos, ideal para formação de times em qualquer área! Acesse https://hotm.art/cursoEDP e utilize o cupom de desconto BLOG30 para receber 30% de desconto em sua matrícula!

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

%d blogueiros gostam disto: